// PIB do setor da Construção cresceu 3,8% no segundo trimestre de 2013

O PIB do setor da construção registrou avanço de 3,8% no período de referência. O resultado, considerado animador pelos representantes do setor, ajudou a puxar a expansão de 2% da indústria. O índice de crescimento da construção entre abril e junho de 2013 é o maior desde o segundo trimestre de 2010, quando o setor avançou 4%.

A acomodação das vendas de imóveis e as obras públicas ainda em ritmo muito pequeno fizeram com que os dados do IBGE surpreendessem o presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), Paulo Safady Simão.

A retomada era aguardada pelo setor somente a partir deste segundo semestre. “Foi uma surpresa agradável, depois de tantas sinalizações ruins. A gente só espera que esse crescimento, de fato, se mantenha”, comentou. Uma leve reação do mercado imobiliário, sobretudo a partir de maio, e a conclusão de grandes obras, como estádios para a Copa das Confederações, podem ter contribuído para a expansão da construção civil já no segundo trimestre.

Os olhos, agora, estão voltados para os leilões de portos, ferrovias, aeroportos e petróleo. O PIB não alterou a previsão da CBIC para o crescimento do setor em 2013: entre 3% e 3,5%. No ano passado, o avanço foi de 1,4%. A construção responde por 22% das riquezas da indústria.

Com informações do Correio Braziliense.

Compartilhe nas redes sociais
Highslide for Wordpress Plugin